sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Brinquedos Infantis

Os brinquedos, assim como as músicas, são muito importantes no desenvolvimento infantil.
São instrumentos de aprendizagem e desenvolvimento sensorial.
Mas deve sempre observar nas embalagens dos brinquedos a que faixa etária ele se destina.
Esta informação é muito valiosa, pois um brinquedo destinado a uma faixa etária imprópria, pode causar danos irreparáveis a saúde.
 Veja a tabela abaixo:
Até 9 meses
Chocalhos, móbiles, argolas para puxar e morder, brinquedos de borracha e caixinhas de música.
Dos 9 aos 12 meses
Bolas pequenas, blocos de madeira ou plástico para encaixar e empilhar.
1 ano
Bolas, jogos de encaixe (cubos), brinquedos para puxar e empurrar, bonecos de pano ou pelúcia, livros resistentes de ilustrações, cadeiras e cavalos de balanço.
2 anos
Os anteriores, lápis de cera, telefone de plástico, ferro de passar, bonecas, trenzinhos.
3 a 5 anos
Os anteriores, carrinhos pequenos, roupas e mobília de bonecas, instrumentos para brincar de médico, livros ilustrados, de histórias e sobre animais, quebra-cabeças com poucas peças, barro e massinhas não tóxicas.
5 a 7 anos
Os anteriores, jogos de construção, quebra-cabeças, marionetes e fantoches, caixinhas de ferramentas que permitam fazer pequenos trabalhos, equipamentos para casa de bonecas.
7 a 9 anos
Os anteriores, jogos de salão (dominó, damas, cartas, etc), piões, bicicletas, patins, barraca desmontável, ferramentas para jardim, livros de histórias.
9 a 12 anos
Os anteriores, jogos de ping-pong, trenzinhos elétricos, materiais colecionáveis (selos, figurinhas, conchas, etc), livros de aventuras, gibis, discos, pequenos aparelhos eletrônicos, skate.