quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Hora do banho - Parte II

Escolhido o local onde o bebê tomará seu banho, agora é muito importante prestar atenção nas dicas abaixo:

Nunca, nem por um segundo, deixe seu bebê sozinho durante o banho.

Jamais coloque o bebê na banheira enquanto a estiver enchendo. Você não conseguirá controlar a temperatura e nem a profundidade da água.

Não há necessidade de que a água do banho seja fervida, exceto se você desconhecer a procedência desta água.

Se for misturar água quente com água fria, mexa muito bem e tenha certeza de que ambos os lados da banheira estão com a mesma temperatura. É muito comum ocorrer queimaduras por este motivo. Isso eu faço bem, geralmente uma parte da banheira é mais rasa que a outra e sempre um lado está mais quente, por isso, é preciso mexer bem a água.

A temperatura da água deve ser morna, em torno de 38 graus, o que permite que o bebê controle a temperatura do corpo.

No caso de recém-nascidos e bebês até 6 meses cerca de 13 centímetros de água são suficientes, ou o necessário para acomodá-lo até os ombros. Se o bebê já sentar, a água nunca deverá passar de sua cintura, na posição sentada.

É muito importante que o bebê aprenda a ficar sentado na banheira, nunca de pé.

Não há necessidade de xampu especial para os cabelos, pois ele ainda produz pouca oleosidade, mas o ideal é que seja um produto destinado a criança e que evite a ardência nos olhos.

Quanto ao sabonete recomenda-se que seja um sabonete de glicerina, ele agride menos a pele sensível do bebê. E lembre-se, tanto o xampu quanto o sabonete devem ser usados em quantidades pequenas.

Principalmente no caso de recém-nascido, que perde calor muito rápido, o ambiente do banho deve ser mantido aquecido. Após o banho, enrole o numa toalha com capuz e seco o rapidamente.

Todas as dobrinhas devem ser secadas, com uma fralda de pano ou toalha de fralda. Isso evita assaduras.

O banho deve ser um momento de prazer para pais e filhos. Após o banho a criança se sentirá relaxada. Seguindo as regrinhas acima, não há como errar.