quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Como acalmar o recém nascido

Sete dicas para acalmar um recém nascido que chora:
Alimentá-lo: Um dos maiores motivos de choro do bebê é a fome. Quando ele está na barriga da mãe, o bebê está o tempo todo alimentado, quando sai, ele deve ser alimentado sempre que sentir fome.

Pegue o bebê no colo: O bebê pode estar precisando de contato afetivo. As vezes o bebê pode chorar porque precisa arrotar.  Segure o ereto para verificar se este é o desejo dele.

Embale-o com ritmo: É possível acalmar um bebê e fazê-lo dormir com movimentos ritmados. Também é possível acalmar o bebê colocando-o num carrinho e movimentando este para frente e para trás e, ainda, caminhando com ele (esta técnica eu uso muito).

Aconchego: Enrole o bebê num cobertorzinho, deixando-o bem firme. Isso é bem útil quando o bebê chora por algo que ele não gostou, como um banho. Enroladinho ele se sente seguro e o choro cessa.

Tapinhas: Tapinhas ritmados ou esfregar as costas do bebê ou a barriga pode ajuda-lo a arrotar e diminuir o desconforto que pode provocar o choro.

Dê algo para o bebê chupar: Geralmente o bebê se acalma chupando o dedo mínimo da mãe. Lembre-se que o dedo deve estar muito bem limpo. E, claro, a chupeta também é um excelente calmante. Não esqueça de esteriliza-la.

Distraia-o bebê: Cores fortes e brilhantes pode ajudar o bebê a se distrair e esquecer, ao menos momentaneamente, o porquê estava chorando.

Estas são apenas algumas dicas, com o tempo a nova mamãe vai saber exatamente o motivo do choro de seu bebê e como acalma-lo.