segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Desvendando mitos da alimentação infantil

Ouvimos muitas coisas sobre o que pode e o que não pode referente a alimentação da criança, mas será que tudo é verdade? Vamos ver?

Comer frutas com cascas é o ideal para as crianças, pois a casca é rica em fibras. A casca deve ser muito bem lavada, para que todo resíduo de agrotóxico e outras substâncias sejam retiradas.

Alimentos duros e crus são excelentes para desenvolver a musculatura da boca infantil. A maioria dos pediatras são terminantemente contra o uso do liquidificador para preparo da papinha infantil. O alimento do bebê, num primeiro momento, deve ser passado por uma peneira e, posteriormente, devem ser esmagados com um garfo, para que o bebê possa mastigá-lo até que de fato nasçam os dentinhos.

A substituição do leite de vaca pelo de soja deve ser feito somente se a criança tiver intolerância a lactose, ou por indicação médica, pois o leite de vaca possui uma quantidade maior de cálcio do que o de soja.

Leite fermentado ajuda a combater a diarreia pelo fato dos lactobacilos vivos, encontrados no leite fermentado, competirem com as bactérias nocivas ao organismo.

Os frutos do mar somente devem ser ingeridos por crianças acima de dois anos, pelo fato de serem grandes causadores de intoxicação alimentar e alergia.

Café em pequena quantidade não faz mal aos pequenos. A cafeína pode deixar a criança um pouco mais agitada, mas o café, desde que ingerido em pequena quantidade, não faz mal para criança.

Gemada para crianças nem pensar. O ovo pode estar contaminado com salmonela, uma bactéria que pode causar vômitos, diarreia e levar até a morte.

Suco de beterraba não acaba com a anemia infantil. Um bife de fígado possui uma quantidade bem maior de ferro.

Alimentos com corantes, na maioria das vezes, não causam alergias às crianças. Apenas 5% dessas substâncias estão relacionadas as crises alérgicas.

É isso, espero que algumas dúvidas tenham sido sanadas.

Fonte: http://bebe.abril.com.br/materia/alimentacao-infantil-mitos-e-verdades

Nenhum comentário:

Postar um comentário