sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Por que o bebê chora?

Vários são os motivos que levam o bebê a chorar, mas se você já tentou acalma-lo com todas as técnicas que mencionei no post anterior e nada funcionou, observe se não está ocorrendo os motivos a seguir:
Doença: Se o bebê mostrar-se mais agitado que o comum, ou mais inerte, se chorar incessantemente, apresentar-se desconfortado, procure um médico para verificar se seu bebê não está com nenhum problema de saúde, até mesmo um resfriadinho pode causar-lhe irritação.

Assaduras: Se o bebê estiver assado limpe-o vagarosamente  e procure deixa-lo sem fralda durante o dia. Utilize uma pomada para tratamento de assaduras. Em geral, as pomadas que evitam assaduras não são tão eficientes quanto as próprias para tratamento da assadura.

Cólica: O pesadelo dos pais. Geralmente ela pode durar até três meses, causando choros incontroláveis, intensos e regulares no bebê. É comum o aparecimento das cólicas quando o bebê está com cerca de três semanas e ela pode durar até 12 a 14 semanas. Procure um pediatra, hoje existem alguns remedinhos que aliviam a cólica.

O ambiente: O bebê também sente frio e calor. Se a nuca do bebê estiver quente e úmida, retire um pouco de sua roupa. O calor ou frio podem incomoda-lo. Uma luz muito forte também pode irritar o bebê.

O humor da mãe: Muitas vezes o humor da mãe pode afetar o bebê, se perceber que está irritada e que o bebê está afetado por isso, procure se acalmar.

Agitação: A agitação também é responsável pela irritação do bebê. Passa-lo de mão em mão,  barulho, troca de fraldas desnecessárias, tudo isso, pode provocar o choro no bebê.

Além destas coisas, o bebê pode chorar quando tiver de tomar banho, colocar remédio no nariz, nos ouvidos, enfim, são coisas necessárias e que mesmo com o choro devem ser feitas.

O importante é pega-lo no colo depois e acalma-lo com todo o amor que uma mãe pode oferecer.

Fonte: Guia Prático: Mamãe & Bebê